Olá, meu nome é Paulo, e eu sou um torcedor. Não apenas torcedor do Clube Atlético Mineiro, mas um torcedor de futebol. E também de vôlei, de basquete, de natação... Sou meio que fanático por esportes, vou a um monte de jogos, além de uma infinidade de jogos de futebol, ja fui duas vezes ao GP Brasil de Fórmula 1, a uma meia dúzia de jogos da Liga Mundial de Vôlei, já assisti etapas da Copa do Mundo de Natação, já vi jogos da Copa Davis e da seleção de basquete. E fui à Copa do Mundo de 2006.
Na Copa da Alemanha, vivi uma experiência diferente: estive lá como repórter do site Show de Bola, devidamente credenciado pela FIFA. Lá eu percebi que a imprensa - ou pelo menos a chamada "grande imprensa", os canais de TV, os jornais de grande circulação - não tem contato com a rotina de um torcedor.
Fila pra comprar ingresso, cambistas, acesso ao estádio, luta pra conseguir um refrigerante no intervalo, sinalização inexistente, banheiros malcheirosos. É raro essa infeliz rotina ser citada na imprensa, mesmo os mais bem-intencionados repórteres passam ao largo de tudo isso. Alguém viu alguma reportagem sobre o CAOS que tomou conta da estação ferroviária de Dortmund após a derrota da Alemanha nas semifinais? Alguém ficou sabendo que os banheiros do Westfallenstadion são tão sujos quanto os de uma rodoviária brasileira? Só aquilo que os grandes veículos de comunicação enxergaram chegou ao Brasil.
Amanhã estarei viajando ao Rio de Janeiro para assistir aos XIV Jogos Pan-Americanos. E resolvi criar esse blog para contar a minha experiência de torcedor no Pan. Toda a cobertura que se vê por aí sobre os Jogos, ou é um enorme oba-oba sobre as modernas instalações recém-inauguradas e o possível recorde de medalhas do Brasil, ou então é só sobre superfaturamentos e roubalheiras. Falarei aqui sobre o lado do torcedor.
Não sei se terei assunto para escrever todo dia, e talvez tenha que escrever alguns posts sem acentos e sem revisão. Mas acho que esse espaço pode valer a pena. Nem que seja para impedir que outros incautos caiam nas mesmas roubadas nas que eu vou acabar me enfiando.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário